A Espécie Coleções Lançamentos Galeria Como Plantar Principais Cuidados
  Home O Festival Hemerocallis Comunidades Agende-se Imprensa Notícias Patrocinadores Fale Conosco
 
Hemerocallis no paisagismo - Telhado verde

Com tecnologia de baixo custo e novas técnicas os paisagistas estão levando jardins para espaços inusitados, o que permite aos moradores de grandes centros urbanos o prazer de desfrutar de uma área verde. Destacamos aqui o telhado verde e sua capacidade de agregar estética à sustentabilidade.

O telhado verde substitui as tradicionais telhas das residências por uma cobertura ajardinada. A vegetação pode ser apenas grama ou uma composição com espécies de frutíferas, arbustos e flores de pequeno porte, como a cultivar de hemerocallis Morgana.

Olga Ullmann é uma cultivar do tipo perene, com haste de 60 cm e flor medindo 12 cm de diâmetro. Também sugerimos para os telhados os hemerocallis mini, como Stella D’Oro e Morgana, por formarem maciços em espaços pequenos. Os cuidados são os mesmos que os empregados no cultivo em terra firme - hemerocallis é uma espécie rústica e resiste bem às intempéries -.


Em edifícios o telhado verde é ainda mais atraente, pois há acesso dos frequentadores ao jardim, possibilitando que a área seja um deleite para os olhos e um refúgio de descanso e lazer.

Além da motivação estética, os jardins em telhados oferecem vantagens do ponto de vista ambiental e econômico. Abrigam pássaros, melhoram a qualidade do ar, isolam o som externo e equilibram a temperatura local (diminuindo gastos com ar condicionado e aquecedores).

Essa opção paisagística requer adaptações estruturais, tanto para que a laje ou o telhado possa acomodar o substrato quanto para que não haja infiltrações na parte interna. Em vista disso, o trabalho deve ser realizado por profissionais especializados.

Informações de Heloiza Rodrigues, bióloga e proprietária da empresa A Prima Plantarum, parceira da Agrícola da Ilha. Conheça o site www.primaplantarum.com.br e o blog http://www.heloizarodrigues.blogspot.com/ A Prima Plantarum.

IMPRIMAINDIQUE A UM AMIGO

Hemerocallis no paisagismo - Telhado verde
Comprou mudas? Veja como proceder
Variações sobre o mesmo tema - Jardins sem monotonia
Hora de renovar – Cuidados após o período de floração
Espécies adequadas a jardins de fazendas
Cuidados antes da floração - 2
Hemerocallis e os lagos Ecosys
Controle ecológico de pragas - parte 2
Hemerocallis e o meio
Hemerocallis no paisagismo: uma opção inteligente – parte 3
Hemerocallis com folhas secas: é falta de cuidados?
 
Hemerocallis no paisagismo:
uma opção inteligente
parte 2
 
Hemerocallis no paisagismo:
uma opção inteligente
parte 1
 
Controle de plantas invasoras
 
Cuidados antes da floração
 
Procedência das Mudas
 
Poda: entrada do outono ou no inverno
 
Como saber escolher as cultivares certas para cada espaço
 
Adubação: duas vezes ao ano é ideal
 
Controle Ecológico de Pragas
 
Controle Ecológico de Doenças
 
   Mapa do Site Política de Privacidade Copyright Sintonia