A Espécie Coleções Lançamentos Galeria Como Plantar Principais Cuidados
  Home O Festival Hemerocallis Comunidades Agende-se Imprensa Notícias Patrocinadores Fale Conosco
 
Hemerocallis e os lagos Ecosys

Os paisagistas encontraram na tecnologia a solução para equacionar o uso de recursos naturais em jardins externos e internos sem prejudicar o meio ambiente. É a tecnologia que permite a presença de lagos repletos de plantas, rochas e peixes ornamentais em casas, apartamentos e ambientes comerciais que muitas vezes estão localizados em cidades desprovidas de cobertura vegetal ou distantes da natureza.

A Agrícola da Ilha planeja e executa projetos de lagos ornamentais, cascatas e piscinas naturais empregando a tecnologia Ecosys, que fornece equipamentos adaptados ao nosso clima tropical. Alguns dos projetos já concluídos aliam os lagos Ecosys aos hemerocallis, cuja capacidade da adaptação, manutenção simples e estrutura resistente as intempéries favorece sua permanência em margens de lagos.

Os hemerocallis necessitam de 6 horas diárias de luz direta portanto, são indicados para compor projetos de jardins externos. A princípio, todas as cultivares podem ser utilizadas, mas os hemerocallis de cores escuras perdem a cor caso a incidência de luz se mantiver muito forte por todo o dia.



Mais sobre lagos

O sucesso do projeto depende muito da eficiência do sistema em manter a transparência da água, a saúde de peixes e plantas e a balneabilidade - no caso das piscinas naturais - mas não é só. Há outros itens a serem observados na hora de escolher o lago certo para seu espaço.

Por que instalar?

Informe ao paisagista qual é o seu objetivo, se é criar um espaço puramente ornamental ou um local onde residentes e visitantes possam permanecer. Neste caso, além dos lagos você pode optar por cascatas, córregos, espelhos d'água ou por piscinas naturais.

Onde instalar?

Os lagos externos podem ser instalados abaixo ou acima do nível do terreno em jardins, corredores e lajes. Áreas internas de casas, apartamentos e ambientes comerciais onde há pouca circulação de pessoas ou cantos desvalorizados podem tornar-se mais atrativos com os lagos. Os filtros e sistemas adequados evitam possíveis inconvenientes como excesso de ruídos ou odores.

Qual estilo?

Nos lagos formais predominam os padrões geométricos entre os elementos, já nos informais, o objetivo é mesclar o lago ao conjunto do jardim da forma mais natural possível. A junção dos dois estilos distingue os lagos semi-formais, em que são utilizadas pedras e plantas para "quebrar" a regularidade das linhas geométricas nas bordas.

Quais elementos?

Praticamente tudo. Peixes ornamentais, plantas aquáticas submersas, flutuantes ou palustres, rochas, areia, decks, fontes e luzes artificiais.

IMPRIMAINDIQUE A UM AMIGO

Hemerocallis no paisagismo - Telhado verde
Comprou mudas? Veja como proceder
Variações sobre o mesmo tema - Jardins sem monotonia
Hora de renovar – Cuidados após o período de floração
Espécies adequadas a jardins de fazendas
Cuidados antes da floração - 2
Hemerocallis e os lagos Ecosys
Controle ecológico de pragas - parte 2
Hemerocallis e o meio
Hemerocallis no paisagismo: uma opção inteligente – parte 3
Hemerocallis com folhas secas: é falta de cuidados?
 
Hemerocallis no paisagismo:
uma opção inteligente
parte 2
 
Hemerocallis no paisagismo:
uma opção inteligente
parte 1
 
Controle de plantas invasoras
 
Cuidados antes da floração
 
Procedência das Mudas
 
Poda: entrada do outono ou no inverno
 
Como saber escolher as cultivares certas para cada espaço
 
Adubação: duas vezes ao ano é ideal
 
Controle Ecológico de Pragas
 
Controle Ecológico de Doenças
 
   Mapa do Site Política de Privacidade Copyright Sintonia