Colecionadores Estudantes
  Home O Festival Hemerocallis Comunidades Agende-se Imprensa Notícias Patrocinadores Fale Conosco
 

Propagação dos hemerocallis

Os hemerocallis podem ser multiplicados por meio de sementes, divisão de touceiras, proliferações aéreas (brotação da haste floral), cultura de tecido e indução ao enraizamento de coroa.

Os novos híbridos produzidos a cada ano não estão prontamente disponíveis ao mercado consumidor, pois não há quantidade suficiente de material à disposição. O aumento do número destas introduções registradas e protegidas pelos hibridizadores gerou a necessidade de novos métodos de propagação para suprir a demanda e garantir o estoque de material disponível.

Propagação seminífera
O uso da propagação por sementes é um processo lento e não gera indivíduos idênticos à planta-matriz. Esse método, quase exclusivo dos hibridizadores, é usado para realizar novos cruzamentos e gerar novos híbridos.



Propagação vegetativa
A propagação vegetativa pode ser feita através de brotações aéreas, mudas geradas in vitro e aclimatizadas e mudas resultantes de divisão de touceiras.

Divisão de touceira
O método mais usado para a multiplicação é a divisão de touceira que garante plantas idênticas à matriz. Entretanto, há algumas limitações para essa técnica, sendo a mais comum o lento progresso da produção das divisões de plantas para atender à demanda para quem deseja produção em larga escala.

A melhor época para a divisão das touceiras é logo após o período de florescimento. Variedades como a Stela D'oro e aquelas cuja reflorescência ou o crescimento é vigoroso, precisam ser separadas a cada três anos.

Para esse processo, as folhas devem ser cortadas 15 a 20 centímetros acima da coroa (região onde as folhas e as raízes se unem), a touceira deve ser desenterrada com uma pá de corte, tomando-se o cuidado para não quebrá-la. Agitar a touceira para a remoção do excesso de terra e lavar com água para limpá-la.

A divisão será feita conforme o número de plantas, geralmente duas a três. Deve-se cortar com uma faca afiada ou remover cuidadosamente cada planta. Podam-se as raízes mais longas para que tenham 15 a 20 centímetros e, assim, promover o crescimento de novas raízes.

As pontas das folhas são cortadas em forma de leque. Para saber como plantar clique aqui .

Fontes: -Cultivo Comercial de Plantas Ornamentais - Antonio Fernando C. Tombolato – IAC (SP), 2004
- Agrícola da Ilha

IMPRIMAINDIQUE A UM AMIGO

Como nasce uma nova cultivar - Passo a Passo
 
Hibridização dos Hemerocallis - Dúvidas Frequentes
 
Comportamento dos hemerocallis no inverno
 
Hemerocallis, uma flor comestível
 
As diferentes formas dos hemerocallis
 
Cultivo de Hemerocallis em vasos
 
Propagação dos hemerocallis
 
Cultivares Norte-Americanas
 
Características botânicas - Morfologia
 
O Florescimento do Hemerocale
 
Tipos de flores
 
Características botânicas – Flores
 
Espaço do Colecionador: uma paixão inédita no Brasil
 
Curso de Hibridização
 
Dicas para iniciantes
 
Hemerocallis de colecionador
 
Receba informações
   Mapa do Site Política de Privacidade Copyright Sintonia