Colecionadores Estudantes
  Home O Festival Hemerocallis Comunidades Agende-se Imprensa Notícias Patrocinadores Fale Conosco
 

Características botânicas – Morfologia

As espécies podem variar em tamanho de 2,40m de altura (H. altissima) até menos de 0,30m (H. nana). As cultivares modernas podem variar entre 30cm e 1,30m de altura e os frutos não têm valor ornamental.

Na Agrícola da Ilha, a cultivar mais alta é a perene Red Waves (foto acima), cuja haste chega a 130cm. A flor vermelha, de 12,5 centímetros de diâmetro, destaca-se ficando acima das folhas. O período de floração da Red Waves é de novembro a janeiro.

A menor cultivar comercializada pela Agrícola da Ilha é a Stalla D'oro (foto acima). Sua haste floral é de cerca de 20 cm. Essa cultivar tem hábito semi-dormente e floresce de outubro a março. Grande parte das cultivares desenvolvidas e comercializadas pela empresa tem haste entre 50 e 60 centímetros, um porte muito interessante para o paisagismo.

Sendo uma monocotiledônea, na maioria dos casos, o hábito é parecido com o de outras plantas perenes formadoras de touceira, como certas gramíneas, ciperáceas, bambus e palmeiras.

A planta de hemerocallis pode ser dividida em quatro seções de crescimento distintas: um pseudobulbo, raízes, folhas e escapos florais.

Os hemerocallis agregam-se em touceiras, geralmente chamadas de leques. Variações podem ocorrer na forma, função, posição e sazonalidade do pseudobulbo propriamente dito ou em todas as suas partes.

O pseudobulbo também pode ser chamado de rizoma, caule vegetativo ou coroa. Cada planta inclui uma coroa, a qual produz folhas na parte superior e raízes abaixo.

A coroa é o centro de produção vegetativa que oferece sustentação à planta. Essa é a parte cilíndrica, central, localizada na junção entre as folhas e raízes (foto acima). A coroa dá origem às folhas e os escapos florais, na superfície superior e na superfície inferior, às raízes.

Fontes:
-Cultivo Comercial de Plantas Ornamentais - Antonio Fernando C. Tombolato - IAC (SP), 2004
- Agrícola da Ilha

IMPRIMAINDIQUE A UM AMIGO

Como nasce uma nova cultivar - Passo a Passo
 
Hibridização dos Hemerocallis - Dúvidas Frequentes
 
Comportamento dos hemerocallis no inverno
 
Hemerocallis, uma flor comestível
 
As diferentes formas dos hemerocallis
 
Cultivo de Hemerocallis em vasos
 
Propagação dos hemerocallis
 
Cultivares Norte-Americanas
 
Características botânicas - Morfologia
 
O Florescimento do Hemerocale
 
Tipos de flores
 
Características botânicas – Flores
 
Espaço do Colecionador: uma paixão inédita no Brasil
 
Curso de Hibridização
 
Dicas para iniciantes
 
Hemerocallis de colecionador
 
Receba informações
   Mapa do Site Política de Privacidade Copyright Sintonia